Tecnologia

HE-UFPel adquire aparelho para cirurgias no tórax e intubações difíceis

Adquirido com recurso do Rehuf, o videobroncoscópio ultrafino permite visualização das vias aéreas em tempo real

Foto: Divulgação - DP - O dispositivo é útil em cirurgias de tórax

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a contar com um videobroncoscópio ultrafino. O aparelho teve um investimento de R$ 73 mil, provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerenciado pela Ebserh. Trata-se do broncoscópio mais fino do Hospital, com 2,8 milímetros de diâmetro, iluminação totalmente em led e um display de dez polegadas (aproximadamente 25 centímetros). Essa tecnologia permite que a imagem captada pelo broncoscópio seja visualizada em tempo real no monitor, possibilitando aos profissionais de saúde examinar com precisão as vias aéreas e realizar os procedimentos necessários.

 O chefe do Setor de Engenharia Clínica, Cleiton Garcia, ressalta a importância desse novo equipamento, destacando que o HE-UFPel anteriormente possuía broncoscópios de fibra óptica, com quatro ou cinco milímetros. A aquisição representa um avanço significativo na qualificação da assistência prestada pelo Hospital via Sistema Único de Saúde (SUS). "O videobroncoscópio portátil é um instrumento flexível dotado de um tubo com uma câmera na ponta e iluminação própria que se emprega, entre outras funções, para inspecionar o interior da árvore traqueobrônquica (vias aéreas inferiores), para diagnóstico, coleta de material, biopsias ou remoção de corpos estranhos", detalha Garcia.

A médica cirurgiã torácica, Renata Muller Rosenthal, explica que o videobroncoscópio é uma importante ferramenta que permite a avaliação interna da traqueia, dos brônquios e parte dos pulmões sob visualização direta. Com diferentes diâmetros disponíveis, o aparelho é escolhido conforme a finalidade do exame ou procedimento: "Broncoscópios ultrafinos (diâmetro externo inferior a três milímetros) são usados não apenas para exames em crianças, mas também para o diagnóstico de lesões pulmonares periféricas em adultos. Os equipamentos podem ser manuseados para brônquios mais periféricos do que os broncoscópios convencionais, alcançando os brônquios de sexta geração", detalha a médica.

A especialista salienta também que o dispositivo é útil em cirurgias de tórax, facilitando a checagem da intubação seletiva. Diante das dificuldades e desafios no gerenciamento das vias aéreas, a médica Renata enfatiza a importância de ferramentas confiáveis e eficientes. "Com essa nova ferramenta, de tecnologia avançada para o gerenciamento das vias aéreas, esperamos fornecer um alto rendimento diagnóstico sem sacrificar a segurança do paciente, e minimizar os esforços médicos durante o procedimento endoscópico", conclui.

A equipe assistencial do HE-UFPel já recebeu treinamento para utilizar o novo equipamento, especialmente no Bloco Cirúrgico. Além disso, a tecnologia envolvida engloba a iluminação de led de alta durabilidade, com vida útil de 50 mil horas e temperatura de cor de seis mil K (luz fria). O videobroncoscópio também conta com bateria interna recarregável, com autonomia de cinco horas, tela com sistema multimídia e "conectividade que permite gravar, visualizar, reproduzir e transferir as imagens, o que hoje em dia é essencial para um hospital de referência em ensino e pesquisa", completa Cleiton Garcia.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudantes deficientes visuais são aprovados em universidades públicas de Pelotas Anterior

Estudantes deficientes visuais são aprovados em universidades públicas de Pelotas

Santa Casa afirma não ter perspectiva de quitação de dívidas com médicos da UTI Próximo

Santa Casa afirma não ter perspectiva de quitação de dívidas com médicos da UTI

Deixe seu comentário